qui, 16 de janeiro de 2025

Anta ferida em incêndio teve 100% do corpo queimado e está cega: ‘Estava esperando para morrer’

WhatsApp Image 2024-09-13 at 16.55.16

Segundo um veterinário da Mata Ciliar de Jundiaí (SP), cegueira pode ser reversível. Equipes da Associação acompanham evolução do quadro de saúde do mamífero.

anta que ficou gravemente ferida durante um incêndio em um canavial em Andradina, no noroeste paulista, teve 100% do corpo queimado e está cega, segundo o veterinário da Associação Mata Ciliar de Jundiaí (SP)que recebeu o mamífero na madrugada desta sexta-feira (13). A unidade é especializada em cuidados de animais de grande porte vítimas de queimaduras;

O veterinário da Associação explicou à TV TEM que a anta passou por uma consulta oftalmológica, que apontou que o animal teve as retinas comprometidas, mas que a visão pode ser recuperada com o devido tratamento.

A anta foi encontrada deitada perto de um canavial nas proximidades de uma usina sucroalcooleira, em Andradina, no noroeste paulista. Segundo o veterinário, o comportamento mostra o tamanho do sofrimento do animal, pois, em casos assim, eles desistem. “Estava esperando para morrer”, afirma.

De acordo com a Polícia Ambiental, o animal foi resgatado na quinta-feira (12) depois de não conseguir fugir do fogo. Uma funcionária da usina que acionou os policiais depois de encontrar o animal desorientado e debilitado.

Segundo o coordenador de comunicação da associação, Samuel de Oliveira, a ONG foi acionada por volta das 18h de quinta-feira. A anta, que pesa aproximadamente 200 quilos, foi sedada para que a equipe conseguisse fazer o transporte entre as cidades. “O animal está com o corpo completamente queimado, sem pelo, com várias lesões, principalmente nas patas. Está com problema respiratório, a gente acredita que ele deve ter inalado muita fumaça. A situação é extremamente crítica pela gravidade das queimaduras”, explica. “Ela [anta] ainda está viva, mas está sob cuidados extremamente intensivos aqui. O primeiro desafio é conseguir estabiliza-la e, posteriormente, fazer alguns exames. Está entre a vida e a morte.”