qui, 16 de janeiro de 2025

Anac proíbe operações de pouso após mãe e filha serem atropeladas por avião em aeroporto de Guararapes

aviao-guararapes

Medida cautelar aplicada poderá sofrer exceção no caso de operações de emergências médicas ou de transporte de valores realizadas mediante prévia coordenação com o operador do aeroporto.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu a operações de pousos no aeroporto de Guararapes/SP. A decisão foi tomada após mãe e filha de 4 anos sofrerem ferimentos ao serem atropeladas por um avião agrícola enquanto atravessaram o local em uma bicicleta.

De acordo com a portaria, a medida cautelar aplicada poderá sofrer exceção no caso de operações de emergências médicas ou de transporte de valores realizadas mediante prévia coordenação com o operador do aeroporto.

Como a medida cautelar tem caráter provisório, sem prazo determinado, ela será mantida até que o aeroporto solicite a sua revogação e demonstre o cumprimento das condições definidas no parecer que fundamentou a decisão.

Em nota à imprensa, a Prefeitura de Guararapes confirmou que recebeu o ofício e que está tomando as providências para o cumprimento da decisão.

Acidente

Segundo a Polícia Militar, a mulher, de 30 anos, estava de bicicleta com a criança na garupa cruzando a pista de pouso e decolagem do aeroporto municipal da cidade, quando ambas foram atingidas pela aeronave agrícola.

O piloto afirmou à polícia que viu as vítimas quando estava pousando, mas não conseguiu desviar e o acidente aconteceu.

Mãe e filha foram socorridas e levadas ao pronto-socorro da cidade. A criança teve apenas escoriações. Já a mãe foi transferida para a Santa Casa de Araçatuba/SP com um corte na cabeça, onde permaneceu internada até receber alta hospitalar.

No dia seguinte ao acidente, a imprensa fez vários flagrantes de pessoas cruzando a pista de pouso a pé ou de bicicleta por um caminho irregular aberto na cerca que deveria isolar a pista de pouso.

Além disso, aviões pousavam em meio a cavalos correndo próximo da pista e passavam perto de crianças empinando pipa.

A Prefeitura de Guararapes informou que existe uma cerca responsável por separar a pista de pouso e decolagem dos bairros do município, mas que os moradores abriram caminho para poder cruzar o local.

Além de consertar a estrutura, o Executivo afirmou que vai intensificar a sinalização do aeroporto instalando novas placas de aviso.

FONTE: Informações | G1/TV TEM