AME Votuporanga entrega cartas para pacientes oncológicos

Colaboradores escreveram mensagens a próprio punho para os assistidos do Ambulatório de Oncologia da Santa Casa

 

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Votuporanga encerrou 2022 com muita empatia. A unidade entregou mensagens para os pacientes oncológicos da Santa Casa de Votuporanga nesta sexta-feira (23/12), por meio do projeto “Carta Amiga – Espalhe amor através das palavras”.

A iniciativa foi organizada pelo GTH – Grupo de Trabalho de Humanização dos ambulatórios Votuporanga e Jales. Por meio da ação, os colaboradores escreveram a próprio punho frases ou mensagens de apoio aos pacientes que passam por tratamento oncológico durante meses de outubro e novembro nas campanhas de prevenção ao câncer de mama e próstata (outubro rosa e novembro azul), respectivamente.

A coordenadora de Humanização do Ambulatório de Especialidades de Votuporanga, Priscila Sousa Costa Lima, explicou sobre a campanha. “Alcançamos 107 cartas de forma voluntária, que também serão entregues em Jales. São conteúdos positivos, de apoio, esperança, superação, empatia e coragem aos assistidos”, afirmou.

Priscila destacou que o objetivo era incentivar a empatia. “Quando explicamos o objetivo do projeto, notamos que as cartas apresentavam mensagens de encorajamento e fé, evidenciando que a proposta foi acolhida com carinho pelos profissionais”, complementou.

Ela contou que todos os setores do AME participaram. “Os colaboradores se dispuseram a escrever nos intervalos (na pausa do café), mesmo aqueles com agenda de atendimento apertada tiraram um tempinho para contribuir com a ação”, disse.

A também assistente social Camila Camargo Garcia Pontes foi uma das profissionais que aderiram a iniciativa. Ela escreveu duas cartas. “Foi uma experiência muito bacana. Gostei da proposta em promover acolhida aos pacientes oncológicos por meio da escrita e das palavras. Acredito que ações como esta transforma não só a o(a) receptor(a), mas também nós, profissionais”, destacou.

A gerente da unidade, Marilza Cardi, enalteceu o projeto. “Foi uma iniciativa humanizada de nosso grupo, que resgatou a escrita por meio de cartas em um mundo cada vez mais tecnológico. Mas foi com esse detalhe, de ser à mão, que transformou o gesto ainda mais único e repleto de significado e valor”, disse.

A enfermeira responsável pela Oncologia, Lilian Curti, agradeceu o AME. “Tratamento oncológico é um desafio, que quando compartilhado, se torna mais assertivo e mais acolhedor. Nossos pacientes renovaram suas forças, se sentiram valorizados, com as cartas. Agradecemos cada colaborador que, sem dúvidas, trouxe empatia para nosso Ambulatório”, finalizou.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password