As ações são voltadas para professores, funcionários e alunos do ensino infantil
A Lei n° 13.722/18 foi criada para oferecer a assistência necessária para agravos súbitos de saúde nas escolas, onde se torna indispensável o curso de primeiros socorros para professores e funcionários, tanto de escolas públicas quanto em instituições privadas, que lidam com a educação básica de crianças.
Com base nessa lei, os alunos do curso Técnico em Enfermagem, do Senac Votuporanga, criaram o projeto “Primeiros socorros para profissionais, educadores e crianças do ensino infantil”, que visa avaliar o conhecimento de professores, funcionários e alunos sobre primeiros socorros.
Por meio de ações educacionais que envolvam o ensino, a aprendizagem e os conceitos de aprendizagem, o projeto busca oferecer uma base para que os participantes alcancem a capacidade e habilidades necessárias no desempenho das manobras de primeiros socorros.
Serão realizadas oficinas sobre noções básicas de primeiros socorros nas principais situações de emergência, onde as atividades serão desenvolvidas pelos alunos do curso Técnico em Enfermagem com supervisão de docentes da área.
“Esse projeto é importante, pois tem o propósito de capacitar professores, funcionários e alunos quanto ao Suporte Básico de Vida e medidas prioritárias de atendimento como situações de sangramento nasal, intoxicação, engasgamentos, convulsões, paradas cardíacas, desmaios, entre outros possíveis acidentes. O objetivo é que todos estejam preparados para realizar o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) até a chegada do atendimento especializado (Samu/Resgate), além de abordar e apresentar a realização das manobras conforme protocolos internacionais e medidas universais de segurança, tais como a manobra de Heimlich e a reanimação cardiopulmonar”, afirma Franciele Cristine Laurindo, docente de enfermagem do Senac Votuporanga.
O projeto “Primeiros socorros para profissionais, educadores e crianças do ensino infantil” contribui para o aprendizado que pode salvar vidas, de forma com que acidentes fatais possam ser evitados de forma simples, desde que todos tenham noções básicas de reconhecimento de agravos e atendimento em primeiros socorros.
As ações serão realizadas na Escola Centro de Educação Municipal Professora Clary Brandão Bertoncine, localizada na rua Rio Grande – 1719, Jardim Paineiras, em Votuporanga, nos dias de projeto integrador do curso Técnico em Enfermagem durante o primeiro semestre de 2022.
Para conhecer mais sobre o Senac Votuporanga basta acessar o Portal Senac: https://www.sp.senac.br/senac-votuporanga.