Agosto Dourado: Secretaria da Saúde realiza 1ª Oficina de Rede de Apoio ao Aleitamento Materno

Iniciativa tem intuito de ampliar a rede de apoio à amamentação e captação de leite humano

 

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga, realizará, nesta quarta-feira (14/8), a partir das 8h30, a 1ª Oficina de Rede de Apoio ao Aleitamento Materno em meio à programação do Agosto Dourado. O encontro será no auditório do Sest/Senat, localizado na rua Copacabana, nº 4722, no Parque Santa Felícia.

 

A iniciativa tem o intuito de ampliar a rede de apoio à amamentação e captação de leite humano. Podem participar enfermeiras das unidades de saúde e equipe multidisciplinar, mas o evento é aberto também para equipes dos 17 municípios da região de saúde de Votuporanga.

 

Serão disponibilizadas 40 vagas e os interessados ainda podem efetuar inscrição por meio do formulário on-line através do link https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=dMaT_Kt-1k-Ij-XsXkdJVwhlO1TBum1FvhBjz0fZlz9UN0IyTUpQUlpKNUtOSUNRNFpLWldBSDdMMC4u .

 

De acordo com estudos, a amamentação pode prevenir, universalmente, até 823 mil mortes em crianças menores de cinco anos e também previne cerca de 20 mil mortes em mulheres por câncer de mama.

 

Programação

Na programação da Oficina constam: palestra sobre aleitamento materno, desafios e benefícios, com a psicóloga Rosely Eleuterio; apresentação do Banco de leite Humano de Votuporanga com a gerente de Atenção à Saúde Pública, Karen Fernanda Silva;

bate-papo sobre Manejo de doação e captação do leite humano com a nutricionista e responsável de alimentos do Banco de Leite Humano, Angélica dos Santos; explicação sobre a importância do aleitamento materno e a prescrição do leite materno para a Maternidade e UTI Neonatal com a médica Cristina Forti Iamada, entre outras atividades.

 

Agosto Dourado

A amamentação é o único fator que, isoladamente, pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis. A iniciativa faz parte do calendário de ações do Agosto Dourado, celebrado nacionalmente durante todo este mês.

 

O Ministério da Saúde reitera que a amamentação é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da morbimortalidade infantil, com grande impacto na saúde da criança, diminuindo a ocorrência de diarreias, afecções perinatais e infecções, principais causas de morte de recém-nascidos. Ao mesmo tempo, traz inúmeros benefícios para a saúde da mulher, como a redução das chances de desenvolver câncer de mama e de ovário.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password