Agressão foi registrada dentro da recepção da Câmara de Vereadores de Birigui/SP. Parlamentar não quis comentar o assunto.
O advogado Milton Walsnir de Lima, que foi agredido com uma cabeçada pelo vereador Leandro Moreira (republicanos), em Birigui/SP, protocolou nesta terça-feira (18) um pedido de abertura de comissão processante contra o parlamentar.
A agressão foi registrada na última terça-feira (11) dentro da recepção da Câmara de Vereadores do município. Uma câmera de segurança gravou toda a ação.
No pedido de abertura de comissão processante, o advogado pede a cassação do mandato do vereador, alegando falta de decoro parlamentar. “É lamentável e muito triste ver uma pessoa golpear a outra e usar um veículo de comunicação para dizer que não tinha nada a se arrepender”, afirma o advogado.
Procurado pela TV TEM, o vereador Leandro Moreira não quis comentar o pedido de abertura de comissão processante.
Imagens
Na imagem é possível ver o advogado, que vestia uma camisa azul. Ele toma uma bebida e conversa com outra pessoa.
Em seguida, o vereador sai de uma sala e vai em direção ao advogado. Ele aponta o dedo no rosto da vítima e dá uma cabeçada.
Com o golpe, o advogado leva a mão ao rosto e cai no chão. Outras pessoas que testemunharam aparecem nas imagens e auxiliam o advogado.
Segundo o boletim de ocorrência registrado pela vítima, o advogado foi até a Câmara dos Vereadores, por volta das 17h30, e perguntou para a recepcionista se um projeto já tinha sido votado.
Um outro vereador que estava passando pela recepção respondeu que o projeto tinha sido adiado por uma semana.
Ainda segundo o registro policial, o vereador Leandro Moreira saiu do plenário, passou pelo local, se aproximou do advogado e disse: “divulga aquela lista de novo”, e o agrediu com uma cabeçada.
O G1 apurou que a vítima foi socorrida por testemunhas e levada para o pronto-socorro do município, onde passou por exames e precisou dar pontos para fechar o ferimento.
No dia das agressões, vereador afirmou à TV TEM que é o autor do projeto de redução de cadeiras, que foi votado e aprovado pelo Legislativo na noite de terça-feira. Ele diz que antes de começar a sessão foi abordado pelo advogado e os dois comeram a discutir.
Segundo Leandro Moreira, a discussão esquentou e ele foi agredido verbalmente. Em seguida, deu um soco no advogado.
A advogada de Milton disse ao G1 por telefone que a versão dada pelo agressor não condiz com a realidade e que vai tomar todas as medidas cabíveis. A declaração também foi feita no dia em que a agressão ocorreu.
Em nota, a Câmara dos Vereadores de Birigui informou que as imagens do circuito de segurança foram solicitadas pelo munícipe e devidamente disponibilizadas. Também disse que não há nenhuma providência a ser tomada pela casa e que cabe aos envolvidos responder pelo ocorrido.
FONTE: Informações | g1.globo.com