qua, 15 de janeiro de 2025

A perda de cabelo (Alopecia) relacionada ao tratamento do Câncer

WhatsApp Image 2024-06-27 at 16.20.33

A perda de cabelo, ou alopecia, é uma consequência comum e frequentemente devastadora da quimioterapia no tratamento do câncer. Este efeito colateral pode ser psicologicamente e socialmente debilitante, sendo citado por muitos pacientes como um dos impactos mais negativos na qualidade de vida durante o tratamento.

O Dr. Hamilton Zúniga, diretor do Instituto de Cancerologia de Votuporanga (ICV), relatou que o trauma emocional causado pela perda de cabelo pode ser tão severo que alguns pacientes acabam por adiar ou até mesmo recusar o tratamento quimioterápico que poderia ser altamente benéfico. “Percebemos que para alguns pacientes, o impacto emocional da perda de cabelo era tão grande que interferia na adesão ao tratamento”, explica Dr. Zúniga.

Com os pacientes no centro das ações do instituto, o ICV anunciou a disponibilidade de um dispositivo automatizado de resfriamento do couro cabeludo. Este dispositivo, aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration) nos Estados Unidos, tem mostrado resultados promissores em diversos estudos clínicos. “Recentemente, estive no Canadá visitando alguns serviços oncológicos e percebi o uso deste dispositivo. Imediatamente pensei em nossos pacientes e na oportunidade que eles teriam de evitar a perda de cabelo durante o tratamento oncológico”, complementa o oncologista.

A técnica, conhecida como hipotermia do couro cabeludo, funciona através da vasoconstrição local dos vasos sanguíneos, reduzindo a quantidade de quimioterapia que atinge o couro cabeludo. Além disso, diminui a taxa metabólica das células foliculares e a captação de medicamentos pelas células, preservando assim os folículos capilares. Este método pode beneficiar uma variedade de pacientes com tumores sólidos, mas as evidências são mais robustas para aqueles tratados por câncer de mama.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Instituto de Cancerologia de Votuporanga.

Contato: Instituto de Cancerologia de Votuporanga
Rua Tietê, 4985
Telefone: (17) 99632-3377


Dr. Hamilton Zúniga é médico oncologista clínico e diretor do Instituto de Cancerologia de Votuporanga.