Região em estado de emergência por risco de incêndios
A Defesa Civil do Estado de São Paulo colocou Votuporanga e a região noroeste em estado de emergência para o risco de incêndios nesta quarta-feira (26). A medida visa prevenir e combater queimadas que podem colocar em risco a população e o meio ambiente.
Alerta baseado em monitoramento e dados climáticos
A decisão foi tomada com base no Sistema de Monitoramento e Alerta (SMAC), desenvolvido em parceria com a Climatempo. O sistema utiliza informações de quatro satélites para gerar um mapa de risco de incêndios em tempo real.
Além do monitoramento por satélite, outros fatores contribuíram para a emissão do alerta, como a longa estiagem e a abundância de vegetação seca na região. Essas condições aumentam significativamente o risco de queimadas.
Ferramentas para combate a queimadas
O Mapa de Risco gerado pelo SMAC é uma ferramenta importante para a Polícia Ambiental, que é responsável por fiscalizar e combater queimadas, principalmente na área rural. Com base no mapa, os policiais podem direcionar suas ações para as áreas com maior risco de incêndio e aplicar medidas cabíveis, como multas e outras penalidades.
Preocupação com queimadas em margens de rodovias
Há grande preocupação com o risco de queimadas se iniciarem na vegetação seca às margens das principais rodovias da região. O fogo nesses locais pode se espalhar rapidamente e colocar em risco a vida dos motoristas e pedestres.
Medidas de prevenção
A população é orientada a evitar atividades que possam provocar queimadas, como queimar lixo ou fogueiras em áreas abertas. Em caso de observar um incêndio, é importante acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.