AME Votuporanga promove palestra sobre Novembro Azul na Câmara de Vereadores

Supervisora de Enfermagem, Claudia Cristina Costa Canela, explicou sobre o programa “Filho que Ama Leva o Pai ao AME”

A Câmara de Vereadores de Votuporanga foi palco de um evento significativo para a conscientização sobre a saúde dos homens. A Supervisora de Enfermagem Claudia Cristina Costa Canela, do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Votuporanga, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde, realizou uma palestra informativa sobre o “Novembro Azul” e o programa “Filho que Ama Leva o Pai ao AME”.

A iniciativa reuniu um público formado por agentes de saúde, atentos e interessados em aprender mais sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças masculinas, especialmente o câncer de próstata.

Claudia enfatizou que, embora muitos homens relutem em procurar ajuda médica, é essencial superar essa barreira para garantir uma vida saudável e longa. O programa “Filho que Ama Leva o Pai ao AME” é um dos caminhos para isso, pois incentiva os familiares a acompanharem os pais no AME, para garantir que os exames de saúde sejam realizados regularmente. Este apoio pode ser fundamental para superar as preocupações e resistências que alguns homens possam ter em relação a consultas médicas.

Todo paciente interessado (a partir dos 50 anos) deve efetuar o seu agendamento por meio do telefone 0800 77 90 000, sem a necessidade de prévio encaminhamento da Atenção Primária. No dia agendado é necessário que o paciente esteja com o Cartão do SUS e seus documentos pessoais (documento oficial com foto e CPF). O atendimento aos homens é dividido em dois sábados, sendo que no primeiro o paciente passa pela consulta de Enfermagem, coleta de exames Laboratoriais de sangue e realização de Eletrocardiograma. Já no retorno, é assistido por urologista e cardiologista para verificação dos resultados. Caso haja indicação clínica de prioridade, ele é encaminhado para mais avaliações, cujos atendimentos já estão inclusos na rotina do Ambulatório.

Claudia ressaltou a importância da palestra: “A ação serviu como um lembrete importante de que a prevenção e a conscientização são essenciais para manter a saúde dos homens em dia. Os profissionais de saúde podem desempenhar um papel fundamental na educação da comunidade”, finalizou.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password