Coxinha de tilápia criada em Santa Fé do Sul é vencedora de prêmio internacional

Iguaria de Santa Fé do Sul (SP) conquistou o paladar dos jurados durante o Seafood Show Latin América e foi premiada na categoria inovação

De massa macia, casca crocante e um recheio bem temperado, a coxinha recheada com tilápia que foi a vencedora de um prêmio internacional é de Santa Fé do Sul. A iguaria do interior de SP conquistou o paladar dos jurados e, no dia 25 de outubro, trouxe para casa o troféu de inovação.

A coxinha é o carro-chefe de muitos restaurantes, lanchonetes e festas de aniversário. Contudo, dessa vez, ela ganhou os holofotes pelo recheio incomum. Ao g1, a criadora Sônia Ambar do Amaral, de 62 anos, revelou que a receita foi pensada para ter o sabor de uma coxinha caseira.

Para conquistar o troféu e “derrotar” os outros oito competidores no torneio, intitulado Seafood Innovation Show, Sônia contou que buscou unir quatro critérios na produção: originalidade, potencial comercial, sustentabilidade e embalagem.

A competição reuniu produtores, fornecedores, frigoríficos, varejistas, atacadistas, food service, distribuidores, importadores, exportadores e fabricantes de maquinários durante os três dias do Seafood Show Latin América – 2ª Feira Internacional de Comercialização e Tecnologia do Pescado. “O prêmio é a coroação de todos os esforços de uma equipe, e é sempre uma alegria ser o primeiro colocado entre tantos no setor. Temos no nosso DNA a inovação e ser premiado por isso nos faz sentir que estamos no caminho certo.”

Sônia é presidente e diretora de produtos da Brazilian Fish, um projeto familiar de piscicultura que produz, abate e vende os peixes criados em um reservatório de Santa Fé do Sul, município localizado próximo à nascente do Rio Paraná, onde ficam cerca de 30 mil toneladas de tilápias em tanques.

Por isso, Sônia garante que o prêmio coloca o município em destaque, tanto nacional quanto internacionalmente, quando o assunto é gastronomia. Inclusive, neste ano, a tilápia foi considerada o prato típico oficial da cidade, por meio de uma lei sancionada no dia 12 de abril.

“Todas as etapas desse projeto fluíram com muita facilidade, queríamos um salgado que fosse gostoso. Por ser amado pelo brasileiro, será potencialmente um excelente produto, e já de início no lançamento estamos observando o sucesso nas vendas”, celebra Sônia. Em Santa Fé do Sul, a tilápia é uma espécie de peixe que movimenta cerca de R$ 1 bilhão ao ano e gera mais de 1,5 mil empregos diretos e indiretos.

Seja em bolinho, quibe, trouxinha, pururuca, filés resfriados, congelados com iscas, e, agora, em formato de coxinha, a diretora explicou que a tilápia é adorada pelos consumidores. Por isso, não descarta a criação de novos pratos para participação em concursos.G1

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