Saúde recomenda volta do uso de máscaras em locais fechados em Rio Preto

Saúde volta a recomendar uso de máscaras em locais fechados e com aglomeração em Rio Preto; boletim da Fiocruz mostra aumento do número de pessoas contaminadas na região

A Secretaria de Saúde de Rio Preto voltou a recomendar nesta segunda-feira, dia 21, o uso de máscaras em locais fechados e com aglomeração. A recomendação é feita devido ao aumento do número de casos positivos de Covid-19 nas últimas semanas no Noroeste Paulista.

Dados do Boletim InfoGripe Fiocruz mostram incidência alta do número de pessoas contaminadas na região de Rio Preto. A divulgação do próximo boletim de acompanhamento da Covid-19 em Rio Preto está prevista para 1º de dezembro.

Segundo Miriam Wowk dos Santos Silva, assessora da Secretaria Municipal de Saúde, a pasta segue monitorando o crescimento do número de pessoas contaminadas na cidade e pode adotar novas medidas nos próximos dias. “Por enquanto, é somente uma recomendação. Dependendo do próximo boletim, vamos discutir a volta da obrigatoriedade do uso da máscara em locais fechados”.

“A recomendação vale principalmente para usuários do sistema de transporte coletivo, para frequentadores de ambientes fechados e locais com aglomeração de pessoas”, disse a Secretaria de Saúde em nota.

Miriam ressaltou também a importância da vacinação. “Recomendamos também que as pessoas procurem atualizar o seu calendário de imunização. Tem muita gente que tomou a primeira e a segunda dose e ainda não foi tomar nenhuma dose de reforço das vacinas contra o coronavírus”.

Na semana passada, as Etecs e Fatecs também voltaram a recomendar o uso de máscara em espaços fechados. “O Centro Paula Souza informa que na última quinta-feira, 16, as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais foram comunicadas sobre a volta da recomendação do uso de máscaras nas dependências de todas as unidades. Também foram reforçadas as orientações de higienização das mãos”, disse em nota.

Obrigatório

Em Rio Preto, o uso de máscara é obrigatório nas farmácias e repartições públicas da saúde, como hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades da Atenção Especializada.

Devido ao crescimento do número de pessoas contaminadas, a Unesp de Rio Preto e as unidades do Sesc voltaram a obrigar o uso do equipamento em locais fechados na semana passada.

De acordo com a universidade paulista, a volta da obrigatoriedade ocorre devido ao aumento de internações em enfermarias no interior do Estado. “Além disso, no dia 12 de novembro foi detectado um caso da variante BQ.1 no interior do Estado de São Paulo, o que sugere interiorização da infecção”, diz comunicado da instituição, sem informar o município da detecção.

Outras cidades

Além de Rio Preto, outras cidades do Estado de São Paulo voltaram a recomendar o uso de máscaras em locais fechados. Entre elas estão algumas das maiores no interior, como Campinas e Ribeirão Preto. Conforme dados do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), a positividade de testes para Covid-19 no Estado passou de 20% para 35% em duas semanas.

Ribeirão Preto voltou a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados e com aglomerações, incluindo o transporte coletivo, após registrar a descoberta de um caso de variante da linhagem Ômicron identificada como CK.2.1.1., antes encontrada apenas na Europa e nos Estados Unidos.

No Guarujá, cidade da Baixada Santista, além de recomendar o uso de máscara no transporte público, a prefeitura reabriu a sala de situação permanente de enfrentamento à Covid-19. (Agência Estado)

Rone Carvalho – diarioweb.com.br

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password