Diversidade Cultural: Secretário Nacional apresenta propostas do Governo  

O Secretário da Diversidade Cultural da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Gustavo Carvalho Amaral, conversou com prefeitos e secretários da região na manhã desta sexta-feira (29). 

Demonstrando o prestígio que o Prefeito João Dado possui nas esferas governamentais, estiveram na cidade diversos prefeitos e secretários da região para acompanhar uma apresentação do Secretário da Diversidade Cultural da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Gustavo Carvalho Amaral, na manhã desta sexta-feira (29), no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, localizado no Parque da Cultura. 

Estiveram presentes o Deputado Federal Fausto Pinato, o Chefe de Gabinete do Deputado Federal Tiririca, Lucas Noleto; o Assessor de Orçamento do Deputado Federal Tiririca, Alex Cavalcante; o vereador Sérgio Adriano Pereira; e dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, secretários e dirigentes municipais de Cultura e Educação. 

Segundo o Prefeito João Dado, o encontro foi importante para que o Secretário Nacional conheça a região que está unida em um projeto de Cultura.   

“O meu papel é pedir por toda a região. Ao pedir pela região, nós criamos o Consórcio na área do Turismo, vamos caminhar também para a criação na área da Cultura, e assim vamos nos tornando um bloco para ficarmos mais fortes. São 20 municípios reunidos e a nossa expectativa é apresentar ao Secretário a força da nossa região. Queremos nos formar um Ponto de Cultura notável, porque temos eventos culturais cravados na história do povo dessas cidades e poderíamos fazer uma agenda cultural anual para toda a região com apoio do Ministério e, assim, passar a ser conhecidos por um projeto democrático e, principalmente, que fomenta a cidadania através do nosso Ministério da Cidadania”, afirmou João Dado. 

Para o Secretário da Diversidade Cultural da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Gustavo Carvalho Amaral, a Cultura deve ser utilizada como meio de formação cidadã nos mais diversos segmentos. 

“Essa Secretaria tem um papel importantíssimo no nosso cenário nacional e se consolida pela Política Nacional de Cultura Viva. Nós temos mais de 4 mil pontos de Cultura espalhados pelo país e três pontos reconhecidos fora do país (Bélgica, Espanha e Rússia). Por intermédio deles que eventualmente podem ser firmados convênios com o Ministério da Cidadania, que fomenta as atividades culturais. Também vamos lançar o Edital de Culturas Populares para mestres populares e criamos ainda o programa ‘Diálogos Federativos’ para falar sobre o Sistema Nacional de Cultura. Nós apoiamos diversos movimentos culturais que existem no País. Então, como representante da Diversidade Cultural, o nosso papel é ampliar a Cultura no País. Se a Cultura não está sendo utilizada como instrumento de cidadania, a gente tem que reformular a maneira de se pensar a Cultura”. 

Ofícios 

Aproveitando a visita do Secretário Nacional, o Prefeito João Dado protocolou ofícios solicitando apoio para dois projetos a serem desenvolvidos em Votuporanga, um de incentivo às produções culturais locais e outro para realização do FLIV 2019 (Festival Literário de Votuporanga). “Centenas de crianças, não só de Votuporanga, mas de diversas cidades vizinhas, visitam a programação do Festival Literário, que já se transformou em um grande evento cultural e turístico no nosso Município. Por isso, a expectativa é de melhorar e fortalecer o evento a cada ano”, afirmou Dado.  

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password