qui, 16 de janeiro de 2025

51 detentos não retornam ao CPP de Rio Preto após “Saidinha”

2

Foragidos representam 3,69% dos beneficiados; autoridades reforçam recaptura para reingresso ao regime fechado

No período de 22 de dezembro de 2023 a 3 de janeiro de 2024, 57 detentos da região de Rio Preto foram autorizados a sair temporariamente das unidades prisionais. Contudo, 51 deles, a maioria vinculada ao Centro de Progressão Penitenciária (CPP) local, não retornaram conforme estabelecido.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) esclareceu que o Poder Judiciário concedeu a saída temporária a 1.382 reeducandos do maior presídio da cidade, e dentre estes, os 51 ausentes correspondem a 3,69% dos beneficiados.

Durante o período de liberação, a Polícia Militar de Rio Preto realizou 2.146 fiscalizações, resultando na condução de 50 detentos ao Centro de Detenção Provisória (CDP) por descumprimento de regras, sendo que sete foram flagrados cometendo crimes.

Os números não se restringem a Rio Preto: em Icém, dois detentos de 206 não retornaram; em Riolândia, quatro de 130 estão fora das unidades prisionais; já em Paulo de Faria, todos os três beneficiados retornaram dentro do prazo.

No último ano, entre as saídas temporárias de março (2 mil) e junho (1.395), um total de 3.395 detentos foram beneficiados, mas 138 (4,06% do total) não retornaram, perdendo automaticamente o benefício do regime semiaberto ao serem considerados foragidos. A SAP enfatiza que a não volta à unidade implica o retorno ao regime fechado após recaptura.

Este cenário destaca a relevância da eficácia na fiscalização e na necessidade de medidas robustas para garantir o cumprimento das regras estabelecidas para a “saidinha”, visando a segurança pública e a reintegração controlada dos reeducandos ao convívio temporário fora das unidades prisionais.