Formas de ajudar na qualidade da alimentação infantil.
Essa semana começamos abordando sobre obesidade infantil e como o excesso de peso impacta na saúde na fase adulta.
Hoje, trarei de forma prática 4 passos para estimular uma criança a escolher e gostar de alimentos nutritivos e naturais e como podemos abordar a forma de oferecer esses alimentos!
1. Oferecer alimentos variados no dia a dia, e evitar a monotonia.
Ninguém gosta de comer a mesma coisa todo dia, ainda mais uma criança que está aprendendo as diferenças de sabores. O ideal é variar as frutas, legumes e verduras no dia a dia e sempre oferecer esses alimentos inteiros, sem mascarar com outros ingredientes.
2. Colocar a mão na massa desperta o interesse da criança naquele alimento e preparação.
Criança é curiosa, ela sempre vai se atrair a brincadeiras. Por isso, na cozinha podemos adaptar para que ela participe do preparo das refeições. Deixe ela preparar aquela torta de legumes, mostre cada ingrediente e faça com que aumente seu interesse pela receita pronta que ela mesma preparou!
3. Cuide da quantidade de comida oferecida.
Desde pequena, a criança pode aprender a diferenciar as sensações de saciedade e de fome. Para isso, é ideal que cuidemos das quantidades de alimentos que colocamos no prato dela. As recompensas devem ser evitadas, para que ela não associe a todo momento.
4. Monte cardápios chamativos e ilustrativos com os alimentos e os benefícios que eles oferecem.
A cenoura ajuda a deixar a pele mais bonita, o espinafre aumenta a força e a laranja previne gripes e resfriados. Uma boa forma de aumentar o interesse dos pequenos é mostrar as coisas boas que aquele alimento irá trazer a ele, envolvendo sempre formas ilustrativas e divertidas! Montar um cardápio para ele pintar os alimentos que ele irá comer é uma boa dica!
Vamos cuidar dos nossos pequenos desde já, estimulando hábitos alimentares nutritivos de forma leve e sem obrigação!
FONTE: Informações | G1/TVTEM/Roberta Lara – nutricionista