qui, 16 de janeiro de 2025

2ª cidade do estado de SP com maior queda de habitantes ‘comemora’ número: ‘Atenção melhor aos moradores’

2

Dados do IBGE mostraram que Gastão Vidigal (SP) apresentou queda de 22,44% em relação ao último censo e atualmente possui 3.252 moradores

Os dados do Censo 2022 indicaram diminuição no número de habitantes de algumas cidades. Entre elas está Gastão Vidigal (SP), que foi o 2º município do estado de São Paulo com maior taxa de queda (22,44%) populacional.

Há 12 anos, a cidade contabilizava 4.193 habitantes e, atualmente, possui 3.252. A “perda” foi de 941 moradores, de acordo com o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda do número de habitantes foi tratada com naturalidade pela Prefeitura de Gastão Vidigal, que afirma que a diminuição deve refletir na qualidade da prestação de serviços oferecidos pelo município. “A arrecadação da cidade muda somente a partir de 10 mil habitantes. Então, com essa queda, diminui o número de pessoas que procuram atendimento médico e odontológico. Não estávamos dando conta. Hoje é possível dar uma atenção melhor aos moradores”, diz Jovair Fernandes, assessor de gabinete da cidade.

Segundo o município, o decrescimento populacional de Gastão Vidigal tem uma explicação: muitas pessoas que moravam na cidade trabalhavam no corte de cana-de-açúcar em usinas da região. Porém, com a modernização no campo e automação da colheita, muitos deixaram a cidade em busca de novas oportunidades de trabalho.

“Gastão Vidigal teve uma época que recebeu muitas pessoas do nordeste, quando o corte da cana-de-açúcar era feito no facão. Como foi terminando o serviço, o pessoal foi embora”, afirma Jovair ao g1.

Muito sossego

Fundada em 1955, Gastão Vidigal tem traços de uma pequena cidade do interior de São Paulo, onde o sossego e a tranquilidade são determinantes.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, a última ocorrência de homicídio do município foi há 3 anos, sendo só três ocorrências desde 2011. Já os roubos não ocorrem desde dezembro de 2021.

Em toda a história do município, foram apenas 11 prefeitos diferentes. Inclusive, o atual chefe do Executivo, Sebastião Felisberto Fernandes (DEM), apelidado de Tião Bertino, já ocupou a cadeira em 1989.

Censo 2022

O Censo é uma pesquisa realizada pelo IBGE para fazer uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira. Ela permite traçar um perfil socioeconômico do país, já que conta os habitantes do território nacional, identifica suas características e revela como vivem os brasileiros.

Todos os 5.568 municípios brasileiros, mais dois distritos (Fernando de Noronha e Distrito Federal), num total de 5.570 localidades, receberam visita de recenseadores. Segundo o IBGE, foram visitados 106,8 milhões de endereços em 8,5 milhões de quilômetros quadrados.

Foram respondidos 79.160.207 questionários, dos quais 88,9% com 26 quesitos e 11,1% com 77 quesitos. No total, 98,88% das entrevistas foram presenciais; o restante foi pela internet ou telefone.